Cuidados para ter na manutenção do ar-condicionado – parte 1

Por Ambiente em 9 de novembro de 2017

Embora o tempo ainda não esteja colaborando muito, estamos cada vez mais próximos do verão, ou seja, quando menos esperarmos, o calor terá chegado de vez e a utilização do ar-condicionado se tornará quase obrigatória.

Antes disso, porém, é necessário ficar atento com a manutenção do aparelho, para que não ocorra nenhum problema na hora que você mais precisar dele. Confira alguns tópicos que separamos que valem o cuidado:

Faça a limpeza mais leve em casa mesmo

A higienização do aparelho de ar-condicionado deve ser feita a cada 30 dias para evitar a acumulação de sujeira. Essa limpeza pode ser feita por você em casa mesmo, para preservar a eficiência equipamento, prolongar a vida útil e evitar problemas de saúde para os moradores da casa.

Lembre-se de limpar todas as partes do ar-condicionado

Não se esqueça de que o ar-condicionado não é feito apenas de filtro e condensadora. Todas as partes do aparelho devem ser limpas, cada qual de maneira mais adequada. A unidade interna e o controle remoto, por exemplo, podem ser limpos apenas com um pano seco, sem produtos químicos! Já o painel frontal da unidade interna precisa ser retirado cuidadosamente para a lavagem e depois deve ser seco com um pano limpo e macio.

Os filtros, por sua vez, precisam ser limpos mensalmente com um aspirador de pó e substituídos por novos a cada quatro ou cinco meses. Em relação à unidade externa, limpe as serpentinas e aberturas removendo a poeira e outros resíduos. Caso a condensadora esteja muito suja, procure um especialista para realizar a higienização.

Tags:




[sharify]