Como higienizar o ar-condicionado? 

Por Ambiente em 9 de julho de 2018

É preciso higienizar o ar-condicionado periodicamente para garantir a boa qualidade do ar e aumentar a vida útil do aparelho.

Você sabia que o ar-condicionado, se não for higienizado de maneira correta, é uma das principais fontes responsáveis pela proliferação de ácaros, fungos e bactérias? Pois é, estar atento a como limpar o aparelho é fundamental.

Como higienizar?

Preparamos um guia de como limpar o ar-condicionado para um melhor desempenho do aparelho, redução de custos de energia e proporcionar um ambiente climatizado longe de doenças respiratórias.

A limpeza pode ser feita em casa:

A higienização do aparelho de ar-condicionado pode sim ser realizada em casa e em poucos minutos. Confira:

– Primeiro de tudo, você deve desligar o aparelho da tomada para evitar possíveis riscos.

– Feito isso, retire o painel frontal e limpe-o com um pano macio e seco. Se ele estiver muito sujo – algo comum se a periodicidade de limpeza não for constante – umedeça o pano com água morna e tire as impurezas.

– Após realizar a limpeza do painel, retire o filtro do aparelho com cuidado e lave-o em água corrente, fria ou morna.

– Utilize sabão neutro e bucha para completar a lavagem e retirar todas as sujeiras do aparelho.

– Deixe o filtro secar naturalmente, longe da luz solar ou utilize outro pano macio para retirar a umidade.

Jamais utilize polidor para limpar a área interna do ar-condicionado, nem produtos químicos ou água quente. Vale a pena ler o manual do seu aparelho, pois lá pode haver alguma recomendação específica do modelo. E não se esqueça de nunca ligar o aparelho sem os filtros.

Essas dicas servem para a maioria dos modelos, principalmente os de janela e os split, que são os mais comuns. Por isso, procure higienizar o aparelho com frequência para evitar danos e manter a qualidade do ar sempre excelente.

Tags: