Mito ou verdade: o-ar condicionado faz mal à saúde?

Por Ambiente em 16 de agosto de 2018

Quando o assunto é ar condicionado, uma afirmativa que já virou senso comum é dizer que a utilização do aparelho faz mal à saúde. Porém, será que é isso mesmo que acontece?

Isso é um mito

Se bem utilizado, não. O que de fato pode ocorrer é algum desconforto no trato respiratório, uma vez que para refrigerar o ambiente, o equipamento diminui a umidade. Nada que um soro fisiológico, para umedecer as narinas, ou um copo d’água para beber de vez em quando não resolvam. Não há restrições para o uso do soro e o alívio é imediato, enquanto a água deve ser uma companhia presente independente do uso do ar condicionado.

Atenção à mudança de temperatura

Outro ponto que deve ser observado é o choque térmico. Quando está muito calor lá fora, o indicado é não resfriar demais o ambiente, pois o organismo sente quando há uma mudança muito brusca na temperatura, o que pode trazer alguns problemas. O mais indicado é encontrar um meio termo, e mesmo que o dia esteja muito quente, manter uma temperatura amena no ambiente, pelo menos na hora mais próxima de ir embora.

Tags: