Onde devo instalar o aparelho de ar-condicionado?

Por Ambiente em 16 de agosto de 2018

Na hora de escolher a melhor localização para realizar a instalação do ar-condicionado, uma coisa é certa: a evaporadora, a parte que fica no interior da construção, deve ir na parte superior da parede, a até 15 centímetros do teto. Mas você sabe o porquê desta regra?

A física explica

É tudo física pura. O funcionamento do aparelho é baseado na retirada de ar quente do ambiente e devolução de ar frio, num processo chamado de convecção. As correntes de convecção que ocorrem quando o equipamento é ligado são criadas devido às diferenças de densidade do ar frio e do ar quente. O ar quente, menos denso, sobe. Por outro lado, o ar frio, mais denso, desce. Se fosse instalado a poucos centímetros do chão, por exemplo, o ar-condicionado não seria capaz de refrigerar corretamente as camadas de ar superiores.

Outras aplicações

Esta é a mesma lógica utilizada nas geladeiras, por exemplo. O congelador, que conta com o ar mais frio, é localizado sempre na parte de cima do eletrodoméstico, o que facilita o refrigeramento correto dos alimentos.

Tags: