Por que ar-condicionado pinga?

Por Ambiente em 16 de julho de 2018

A cena é mais comum do que deveria, mas constantemente vemos o ar-condicionado pingando. Afinal, por que ele pinga?

Quando vemos o ar-condicionado pingando ou vazando água, logo imaginamos que o aparelho está com defeito, certo? Porém, é preciso saber que isso indica um problema que pode ter origens diferentes.

Por que isso acontece?

Problemas com a bomba de dreno

As bombas de dreno podem apresentar problemas, como queimar ou entupir. Elas são utilizadas em casos em que não é possível ter um ponto de drenagem próximo. Porém, elas precisam de manutenção regular, assim como limpeza frequente. Uma bomba que esteja queimada ou entupida pode ocasionar o vazamento de água no ar-condicionado, gerando a famosa pingação.

Outra parte do dreno também pode apresentar problemas: é o caso da tubulação de dreno quando entope devido à sujeira, musgo e lodo que se formam em seu interior. A melhor maneira de resolver o problema é fazendo a limpeza do sistema de drenagem.

Falta de limpeza

Como você percebeu no item anterior, a falta de limpeza do ar-condicionado é a causa número um que faz o ar-condicionado pingar. A sujeira que se acumula no interior do aparelho e na bandeja de condensado bloqueiam a passagem da água para o sistema de drenagem e com isso o vazamento de água no ar-condicionado acontece.

Instalação errada

Outro motivo bem comum é devido a uma instalação irregular. Se o seu aparelho foi instalado recentemente e pinga água desde os primeiros dias de uso, tenha em mente que isso trata-se de uma falha no serviço de instalação.

Utilizar uma tubulação com diâmetro menor do que o especificado pelo fabricante, interligar diversos equipamentos na mesma tubulação, mangueiras sem caimento ou estranguladas ou ainda fixar o evaporador torto na parede são algumas das falhas mais comuns.

Por isso, é importante prestar atenção no momento em que isso começou a acontecer. Se for logo após a instalação que o aparelho começou a pingar, certamente ela foi feita de maneira incorreta, mas se foi após algum tempo de uso, a falta de limpeza pode ser a causa principal.

Tags: